Siga-nos no Facebook
 
Página Inicial Quem Somos Serviços Promoções Perguntas Frequentes Glossário Contactos
 
LOJA ONLINE
 

 
 
 
  • 30/01/2014
    PUV's e MUV's

    A Direção Geral de Alimentação e Veterinária, através dos Decreto-Lei n.º 148/2008 e 314/2009, regulamenta a reclassificação de produtos de uso veterinário. Neste enquadramento, surgem duas classificações: Produtos de Utilização Veterinária (PUVs) e Medicamentos de Utilização Veterinária (MUVs). Ambos devem ser comercializados por estabelecimen...


    Clique para ler a notícia
 

Subscreva a nossa newsletter, e seja o 1º a receber as nossas novidades...
Clique para registar o seu e-mail na nossa newsletter

Anular registo

 
» CONDIÇÕES DE VENDA
» POLÍTICA DE PRIVACIDADE
» TERMOS DE UTILIZAÇÃO
 
PÁGINA INICIAL . PERGUNTAS FREQUENTES

QUANDO É QUE OS GATOS PERDEM PÊLO?

Perguntam-se muitas vezes os donos. A sensação é que existe sempre e em todo o lado: as roupas, sofás, camas, almofadas ou alcatifas não enganam. Mas há fases em que parece demais. Quais são elas e porque é que este fenómeno se agrava nalgumas alturas do ano?
Os tipos de pêlo dos gatos são muito variados. Além das inúmeras combinações de cores que encontramos nesta espécie podemos também apreciar os pêlos compridos, os curtos, os fofos ou os mais espessos. O que têm em comum é o facto de se renovarem periodicamente fazendo com que os donos muitas vezes os tenham também em camadas acumuladas por toda a casa.

A muda de pêlo nos gatos é um processo contínuo e normal em todos eles. Para proteger o animal do frio e defendê-lo do calor a sua densidade varia com as estações do ano. Um dos factores que mais influencia a sua intensidade é o número de horas de luz ou fotoperíodo a que os animais estão sujeitos diariamente. Nos gatos que andam na rua a muda tende a ser mais intensa na Primavera e no Outono. Nos gatos que passam a sua vida dentro de casa a muda costuma dar-se menos intensamente mas ao longo de todo o ano, devido às horas de luz artificial a que também estão sujeitos.

Para evitar que o pêlo se torne tão incómodo pode instaurar uma rotina de manutenção que inclua:

- Escovar o animal regularmente ajuda a remover o pêlo morto em vez de este se ir espalhando por toda a casa.

- Oferecer ao seu gato uma alimentação de boa qualidade, factor essencial para um pêlo saudável e brilhante. O que gasta numa boa ração poupará mais tarde em tempo e material como rolos autocolantes para remover os pêlos de roupa e mobília.

- A boa disposição e exercício físico também ajudam. Brinque com o seu gato improvisando formas de o manter animado. A depressão e stress podem também ser causa de mau estado geral do pêlo.

- Não deixe que o seu gato engorde. Com uma boa ração e exercício físico, tal como referido anteriormente, certifique-se de que se mantém em boa forma física. Os gatos obesos têm dificuldade em tratar o seu próprio pêlo.


A queda excessiva de pêlo merece uma avaliação pelo médico-veterinário porque pode também dever-se a determinadas patologias como a insuficiência renal crónica, doenças endócrinas, alérgicas ou parasitárias. Um clínico pode ainda receitar suplementos alimentares com nutrientes essenciais para o pêlo que podem ajudar a reduzir a queda e a mantê-lo brilhante e saudável.

 
 
OUTRAS PERGUNTAS FREQUENTES
 

Paypal

PÁGINA INICIAL . QUEM SOMOS . SERVIÇOS . PROMOÇÕES . PERGUNTAS FREQUENTES . ARTIGOS . GLOSSÁRIO . CONTACTOS

TUTTINATURA - Loja de Animais - 2012
Powered by IVICEVERSA